2014 já foi, mas fizemos uma retrospectiva literária sobre o ano passado

16:25 Thiago Galvão 0 Comments

O ano para os amantes de livros não foi nada parado. Alias, badalação é a palavra que define melhor esse ano que acabou de nos dar tchau ;D

Nada mais justo que começar a nossa breve retrospectiva com os mais vendidos do ano. E, se isso ainda impressiona alguém, John Green teve três publicações na lista dos 10+.


 Nada a Perder 3 (Planeta), de Edir Macedo; 752.973 exemplares
2º A Culpa é das Estrelas (Intrínseca), de John Green; 639.502 exemplares3º Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século (Saraiva), de Augusto Cury; 346.543 exemplares4º Destrua Este Diário (Intrínseca), de Keri Smith; 332940 exemplares Quem é Você, Alasca? (WMF Martins Fontes), de John Green; 161.954 exemplares6º Se eu Ficar (Novo Conceito), de Gayle Forman; 158.189 exemplares7º Cidades de Papel (Intrínseca), de John Green; 143.404 exemplares8º Não se Apega, Não (Intrínseca), de Isabela Freitas; 130.054 exemplares9º O Pequeno Príncipe (Agir), de Antoine Saint-Exupéry; 123.576 exemplares10º A Menina que Roubava Livros (Intrínseca), de Markus Zusak; 121.876 exemplares

O que também não passou despercebido neste ano, foram os livros interativos. As obras foram muito comentadas entre toda a mídia, blogueiros e leitores, mas também não paravam nas estantes das livrarias e nos estoques de vendas online.


Livros como 'Destrua este Diário' e 'Termine este livro', da autora Keri Smith, (que apareceu logo ali em cima, na lista dos mais vendidos)  'Uma página de cada vez', Adam Kup e 'Listografia' formaram o tipo de literatura que não saiu da boca, tanto de leitores, como de blogueiros e vloggers.

Eu ainda, pretendo, fazer um vídeo ou um post especial dedicado somente a esse tipo de literatura, quem sabe no VEDA?


E como falar de 2014 sem falar da Bienal do Livro de São Paulo? Impossível, baby. Nessa 23ª Edição do evento, a organização, trouxe em um dos dias de feira, três grandes autores da literatura atual. Harlan Coben, Kiera Cass e Cassandra Clare. UOOOOW! Foi totalmente loucura. 

Nossa equipe esteve presente no evento, mas infelizmente, foi como presenciar cenas de Maze Runner mistas com Hunger Games. Não, isso não foi divertido. Apesar da programação repleta, houverão muitos pontos onde encontravam-se falhas. Desde a recepção do público, até a entrada da imprensa e blogueiros, que tiveram que atravessar um mar de gente.

Mas pude rever grandes autores amigos, blogueiros queridos e até que adquiri um pouco de livros haha Eu, inclusive, caí na loucura de fechar uma mini excursão com os leitores do blog que moram nas cidades vizinhas a minha. Resultado de muitas risadas e aquelas dores de cabeça básicas.


O ano também trouxeram bons ventos aos fãs da saga Harry Potter. A autora publicou diversos contos relacionados a história, sempre pelo canal de comunicação do Pottermore.


Foram dezenas de momentos da história que nunca tiveram sidos divulgados antes, durante o ano. Só no mês de dezembro, J.K. Rowling publicou 12 novos contos. E durante o ano, então, passamos por diversos cenários que já conhecíamos, como a Copa Mundial de Quadribol, a cidadezinha de Cokeworth, o Caldeirão Furado, a Sala de Poções, entre outros diversos locais.

Para mim, um dos últimos contos publicados, onde há uma espécie de biografia de Draco Malfoy, é o mais interessante de todos.

E a felicidade dos leitores brasileiros, foi quando a equipe do Sagas Brasil traduziu com exclusividade os textos. 

É muita coisa  que acontece em 365 dias para resumir em uma postagem. Mas esses, com certeza, foram os grandes marcos do ano para mim.
Se você lembra de alguma coisa que eu esqueci de citar aqui, faça o favor e deixe nos comentários.

Esperamos que tenha gostado desse momento nostalgia.


0 comentários: