Resenha | Porque Indiana, João?

05:10 Thiago Galvão 0 Comments

Olá Leitores :) Boa Tarde ^^

O livro que vim resenhar hoje, está no ápice do seu lançamento  e também está sob expectativa de muita gente, inclusive, eu ;) Encontrei com o Danilo no sábado, 23, e consegui terminar o livro ontem, então, logo resolvi resenhar de uma vez.


Comecemos pela parte física do livro: A capa ficou sensacional. As cores e a tipografia traduzem parte da história, e você percebe isso quando começa a conhece-la de perto. Então, só posso dizer que o trabalho do ilustrador Vitor Martins (que estreou o mundo literário neste livro) está fantástico.

A Giz Editorial também não poupou esforços para fazer uma impressão de qualidade, o que não é nenhuma surpresa para quem já conhece as publicações da editora. Apesar de tudo, encontrei pequenos erros de digitação na obra, mas nada muito grave.

Vamos para a história?

João é um menino de quinze anos e está no ensino médio. Ele sofre um bocado para sobreviver nessa fase da vida, isso porque é muito tímido, então, quando menos esperamos já estamos num universo totalmente de João, que nos faz mergulhar num assunto muito pertinente: o bullying.

Depois de morar em Belo Horizonte, durante o ensino fundamental, ele retorna para São Paulo, onde fortalece sua 'amizade' com Daniel, seu amigo Cearense, e sofre na mão de Guilherme e sua turma. Até aí, pode parecer uma história clichê e que já vimos elas muitas e inúmeras vezes, mas o que acontece com João nos capítulos seguintes é confusamente surpreendente.

Danilo conseguiu mostrar um poder que ele conhece de perto: o da internet e suas redes sociais. E quando você pensa que a história está esfriando, ele encaixa uma notícia que chocou o mundo, e o mais surpreendente é que ele encaixa perfeitamente a história de João nessa notícia.

O final apenas eu acho que foi meio " brochante" relativo aos dois últimos capítulos anteriores, deu uma quebra na fase enérgica do livro, e isso até que causa uma reflexão sobre perdoar e tudo mais, mas acho que poderia ser mais empolgante.

Danilo já havia provado ser um bom comunicador através do seu trabalho no site Cabine Literária, mas agregou isso ao seu livro, que apesar de ser difícil passar as dez primeiras páginas, devido as voltas que o texto da na própria história, consegue manter numa batida perfeita até seu capitulo final.


Desejo muito sucesso ao Danilo, e é bom que ver que ele conseguiu conquistar muitos fãs já com seu livro, porque olha... Era quase impossível uma pessoa sem a sacolinha verde da Giz com um livro amarelo dentro *-*

Quem aí já leu? O que acharam? Deixem aí nos comentários suas opiniões ^^




0 comentários: