a jornada do herói, a formula marvel e doutor estranho

09:45 Thiago Galvão 0 Comments



Pois é, o filme que lançou no Brasil dia 02 desse mês já está sendo um sucesso de bilheteria e aclamado pela crítica devido aos efeitos especiais muito bem renderizados e que levam o espectador à loucura nas poltronas de cinema. Eu não me incluo fora dessa, realmente, o filme foi de tirar o fôlego.

O lançamento da Marvel Studios apresenta ao mundo Dr. Strange, um neurocirurgião muito bem sucessedido na carreria, até que impecílios provocados pela falta de prudência do médico, nós caímos em um mundo onde ele tenta resgatar seu dom medicinal, entretanto, ele descobre um buraco um pouco mais fundo.

Vou dar uma pausa aqui na resenha, acho que todos tem que ter conhecimento da Jornada do Herói, você sabe do que estou falando? São características que existem em um sequêncial de uma história (também chamado de Monomito) criado por Campbell e analisado até hoje por grandes cinéfolos.

Essa jornada é divididas em doze sequências,que são elas: Mundo Comum, Chamado da Aventura, Recusa do Desafio, Encontro com mentor, Início da Aventura, Provações, aliados e inimigos,  Aproximação do Climax, Tudo vai dar certo, Recompensa do Herói (Elixir), Volta à vida anterior,  Ressurreição e Regresso. O mais engraçado de tudo isso é que, não só em Doutor Estranho essa jornada se aplica, bem como em todas as últimas apostas cinematográficas da Marvel.

Fora a Jornada do Herói, o longa também conta com várias outras características da Fórmula Marvel de fazer as coisas: Item poderoso, vilão atrás do item, uma primeira batalha, conflito entre os protagonistas, batalha final, ligação para continuação, blábláblá.

E apesar de parecer uma receita de bolo, creio que a Marvel tem que ser aplaudida de pé. As conexões com outras histórias, a primeira vez que mostra poderes relacionados diretamente com magia e poder mental, tratamento sobre as Jóias do Infinitos, foram feitos com extrema excelência.

Confesso que, para meu gosto, houve alívios cômicos demais durante o longa, mas uma coisa é impossível de contestar: a escolha do Benedict Cumberbatch para interpretar o protagonista. Foi sensacional o laboratório realizado para execução do Dr. Estranho.

Enfim, um filme repleto de ação, teorias da natureza, mente, tempo e espaço e que vale cada centavo e minuto à assistir.

E você, já assistiu?

0 comentários: