Retrospectiva 2015 | Um ano para lá de literário

10:13 Thiago Galvão 0 Comments


            Se nos permitirmos olhar para trás e analisarmos o comportamento de leitor brasileiro no ano de 2015, é bem provável que fiquemos com algumas, e pertinentes, perguntas na cabeça. Os 365 dias foram recheados de surpresas literárias que acertaram o público em cheio.


            Logo de cara, quem não se lembra do advento dos livros anti-stress para colorir? Foram mandalas, jardins, mundos encantados, cenários, tudo com apenas um propósito: relaxar! Os brasileiros foram adeptos à essa categoria que invadiu as prateleiras das livrarias fazendo os livros Jardim Secreto e Floresta Encantada, ficarem no topo da lista dos mais vendidos durante vários meses do ano, levando assim também os primeiros lugares no balanço de mais vendidos de 2015 (PublishNEWS, 2015).


            Em fevereiro, em um texto para o jornal Gazeta de Taubaté, esse blogueiro que aqui vos escreve prospectou um ano agradável, apresar da crise, para as editoras de livros. E não estava tão errado nos cálculos, principalmente com o impulso de grandes adaptações tomando as grandes telas dos cinemas, que além de algumas se classificarem no hanking de maiores bilheterias do ano (Jogos Vorazes – Esperança 2 e Cinquenta Tons de Cinza) mas também, consequentemente, alavancando as vendas de livros bases para essas histórias. Foram mais de 10 grandes adaptações que variaram de clássicos literários até livros contemporâneos (Frankstein e MazeRunner: Prova de fogo).



            O ano também foi um surto de transmidia para os famosos YouTubers. Que saíram das telas do seu conteúdo digital em vídios para os livros como Muito mais que Cinco Minutos, da Kefera, A receita da felicidade, da Dani Noce e Eu Fico Loko 1 e 2, do Cristian Figueiredo foram grandes apostas das editoras que foram em tiro certeiro ao sucesso de vendas e conquistando cada vez mais leitores das obras, arrastando multidões em seus lançamentos.


            Para algumas autoras o mundo ficou cor-de-rosa. Thalita Rebolças, Paula Pimenta, Babi Dewet e Bruna Vieira são as principais escritoras nacionais para o público juvenil. Cada uma já tem suas publicações aclamadas pela crítica e ainda mais pelo público. Porque não juntar as 4 e fazermos um livro memorável? Essa foi a ideia da Editora Gutemberg (Grupo Editorial Autêntica) que reuniu esse quarteto talentoso para escrever a obra Um ano inesquecível, que é composto por 4 contos que tem como cenário as estações do ano e em breve vai ganhar uma sequência de resenhas lá no canal (Se inscreva: www.youtube.com/bloglivroaberto).


Este não foi um bom não foi um bom  ano para a tradicional família brasileira, uma vez que os livros com temáticas e personagens LGBT estão ganhando, além de público leitor, ótimas críticas pela mídia. Um livro que brilhou em 2015 foi Dois Garotos Se Beijando, David Levithan, que apesar da grande mudança de capa da versão internacional para a brasileira, é um livro que mexe profundamente com o leitor que acompanha a história. Podemos dar destaque até para livros que não foram lançados esse ano mas tiveram grande repercussão como: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, de Beijamin Alire Sáenz.

Foto da Anna do http://pausaparaumcafe.com.br/

            Mas não foi a reunião das meninas a ser a única de sucesso. Se colocarmos o foco na região do Vale do Paraíba, conseguimos ver que os autores Daniel Pedrosa, Juliana Velonessi, Leandro Reis e Stefânia Andrade colocaram o terror, literalmente, nas livrarias da região. A coleção de contos Sussurros da Meia-Noite traz terror e suspense, e foi muito bem recebido pelos leitores, marcou também uma união forte do grupo Vale Fantástico em 2015.


            A escritora-mirim Juliana Ferrari deu seu primeiro passo no mundo literário com o livro A Floresta Mágica que, em meio fantasias e contos de fadas, mostrou maturidade para já começar a galgar nesse mercado editorial. Vai rolar segundo livro?


            Infelizmente, nós leitores estamos de luto neste fim de ano pela grande perda que tivemos no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Mas agora, é olhar para frete, reparar os danos, balançar as expectativas e ponderar com as metas e realidade. Vamos sentar e aguardar o ano que vem que deve vir com impulso para se recuperar da breve crise que o Brasil vive em 2015!