A Lista - Cecelia Ahen | Resenha

05:52 Thiago Galvão 0 Comments

Olá Leitores! Como estão? O Blog está na ativa de novo. Depois deste longo período de férias, nós do Livro Aberto estamos cheios de livros para compartilhar, histórias para dividir e novidades para contar. Que tal a gente começar pela resenha do livro A Lista, da autora Cecelia Ahen?


Título: A Lista
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Número de Páginas: 384
Ano de Publicação: 2015
Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.
Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.
Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.
 Logo no começo da história, contada em terceira pessoa, a autora traz a tona a sua sensibilidade e texto carregado de valores. 

Conhecendo Kitty, a protagonista da história, podemos reconhecer alguns aspectos de ótima construção de personagem que a autora faz. Ela não faz questão de abafar os defeitos de Kitty, o que torna a personagem ácida, com doses de humor e sarcasmo, mas também é uma personagem que aparentemente tem um laço muito intenso com Constace, que é a editora chefe da revista em que Kitty trabalha. Ah, já disse que Kitty é jornalista? 


A carreira profissional da nossa querida protagonista não está muito boa quando conhecemos ela. Após uma experiência em uma reportagem onde não foi realmente fiel aos fatos, falar que  seu nome foi queimado é fichinha. É mais fácil dizer que ela teve a carreira incendiada. 

A salvação de sua vida está depositada em uma reportagem que ela tem que escrever. A reportagem será baseada em uma lista com 100 nomes. E é só. Kitty não tem mais nenhum norte para tomar rumo em sua reportagem além destes nomes em papel. Ela precisa investigar e descobrir a conexão deles com Constace.

O amadurecimento da protagonista no decorrer da história é visível, e particularmente agradável aos olhos. E é simples se apaixonar por cada um dos personagens que vão fazendo desse romance um verdadeiro cruzar de fitas, despertando na medida certa a curiosidade no leitor que quer descobrir (e vai descobrindo) a conexão entre os nomes da lista.


O livro poderia deixar maior abertura para algumas das histórias que conhecemos nele. Queremos sempre saber mais e mais, entretanto, algumas passagens são rápidas, mas mereciam destaque maior.

No geral, A Lista, é um livro que emocionou-me  e também deixará reflexão de valores. Também é uma obra de superação e que faz-nos lembrar de coisas que vamos perdendo durante a vida.