Dia do Bibliotecário | Bibliotecas pelo mundo

11:40 Thiago Galvão 0 Comments

Oi Oi Gente (:

Hoje, para quem não sabe, se comemora o dia do bibliotecário, parabéns aos nossos guardiões e estudiosos dos nossos livros públicos ^^ Devemos muito a vocês. E para não deixar essa data tão importante e bem esquecida não passar em branco, separei 5 bibliotecas espalhadas pelo mundo que são bem diferentes e interessantes para se conhecer (:

Biblioteca de São Paulo - São Paulo

Biblioteca-de-São-Paulo.jpg

 

A BSP, situada na Zona Norte da capital, foi concebida para ser um espaço arrojado, com projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Sua estrutura foi planejada para oferecer conforto, autonomia e atenção ao usuário ; este, o elemento central da biblioteca.

 

Biblioteca Nacional da Argentina - Buenos Aires

Biblioteca-nacional-de-argentina

 

A Biblioteca Nacional da Argentina é a maior biblioteca do país e reúne, em suas coleções, uma das fontes bibliográficas mais importantes das Américas. Está localizada no bairro da Recoleta em Buenos Aires.

Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro

biblioteca-nacional2-Foto-Agência-Estado

A Biblioteca Nacional é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina . Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal. Entre os objetos que deveriam acompanhar a família real em sua viagem para o brasil estavam os caixotes de livros e documentos da Real Biblioteca da Ajuda, de Lisboa, com um acervo de cerca de 60 mil peças. Na pressa, os caixotes ficaram abandonados no porto e só em 1810 começaram a ser transferidas para o Brasil. Com o acervo novamente reunido, D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público

Biblioteca Municipal de Sttutgrat - Alemanha

biblio-stuttgart

Inaugurada em 2011, é uma das bibliotecas mais tecnológicas do mundo. O espaço tem um café para leitura e uma sala especial para crianças. Está localizada no sul da Alemanha.

Biblioteca do Monastério de Strahov - 

Strahov-Monastery-Prague-monastero

Construída no século 17, tem dois salões principais: o teológico e o filosófico. Guarda mais de 400 mil volumes.

 

Bom, este foi o jeitinho do Blog Livro Aberto lembrar ao mundo que existem bibliotecas ainda! Fiquem atentos, pois esses são paraísos valiosos ao nosso dispor (:

Parabéns a todos os guardiões e guardiãs desses locais maravilhosos! Feliz Dia do Bibliotecário ^^

 

Xoxo

Assinatura

 

0 comentários: