Literatura ~satanista~ fantástica ¬¬'

13:59 Thiago Galvão 0 Comments

Oi Oi Gente, voltei hoje para escrever sobre um assunto que está me incomodando muito e é um fantasma que vai e volta na vida de leitores ~e autores~ de literatura fantástica.

sagas-fantasticas-6

Desde sempre, políticos, igrejas, pais e tolos julgam a literatura fantásticas por ter presente os seres mitológicos e seres fora da realidade.

Um exemplo claro é que, aqui na minha cidade, Capital Nacional da Literatura Infantil, Taubaté, receberam uma série de kits da Editora Melhoramentos para a distribuição para estudantes do ensino fundamental da rede Municipal de Ensino. Entre as obras encontramos influentes nomes da literatura fantasiosa como: Edgard Allan Poe e Franz Kafka. Porém parece que os ilustríssimos não conseguem assemelhar uma literatura fantástica. Leem e levam ao pé da letra coisas como um sacrifício de animais, que, dentro da história por um completo, pode fazer sentido.

Mas não vim falar de política, vim dar minha opinião sobre o preconceito existente na literatura.

[gallery type="circle" ids="630,631,632"]

Esses 'julgamentos' sempre para o lado pessimista, esquece que estamos falando de um livro de ficção. Com cenários suficientemente fantásticos e mitológicos, não é de se acreditar que o Brasil consiga ser tão cabeças duras.Mas tão comum para um país que demorou aceitar Harry Potter, Senhor dos Anéis, Alice e outros grandes nomes mundiais da literatura.

Só lamento que exista um preconceito tão grande que distancie Literatura como Arte da Literatura como Entretenimento. Até porquê muitos autores que foram considerados puro entretenimento ganharam seu espaço na história com o tempo. E também não vejo o menor problema em ler algo só por diversão, sem obrigação filosófica alguma.

Alicia1

Entretanto os índices de leitura não sejam muito promissores no Brasil, esses  autores juntos alcançam números que fogem da curva da média com sensível vantagem e podem se orgulhar de já terem vendido livros na faixa dos milhões. Sim, é verdade. Seus fãs são fiéis e, a cada lançamento, esperam ansiosamente para ter seus livros comprados e autografados. Em tempos de crise de leitura, eles podem ser chamados de verdadeiras estrelas literárias.

Me desculpem grandes políticos e igrejas. O sistema de ensino que obriga as crianças a lerem obras que não estão prontas para entender. Mas não forcem a literatura para as crianças, eles sabem o que eles querem ler ^^ Nada contra os clássicos. Acho que tem hora para tudo.

Um texto de opinião

Assinatura

0 comentários: