O inconfundível sorriso de Elis Regina

05:28 Thiago Galvão 0 Comments


Ai como eu adoro ser surpreendido. Ainda mais quando se trata de cinema brasileiro, falando da música brasileira e de umas das mais potentes vozes da história da música. Não poderia estar falando de ninguém menos que Elis Regina.

Ontem foi a premiere do filme aqui em Taubaté, e fomos convidados para ver o filme de pertinho nas telonas do Moviecom Cinemas e, meu querido leitor, é um dos maiores espetáculos cinematográficos da história do cinema, por isso eu separei alguns motivos para você assistir o filme, vamos lá?

Quando eu era criança sempre ouvi meus pais ouvirem Elis no rádio e, durante meu crescimento, muitas pessoas a minha volta escutavam e amavam-a mas, eu, que era bom não era um entusiasta de MPB na época que, na verdade, tem tomado um grande espaço no meu gosto musica e no spotfy.

Confesso que não esperava tanto do filme que, me supreendeu em grande escala com a qualidade de informação, concisão do roteiro que, para quem não conhece a história da artista, consegue compreende-la completamente e também a sensibilidade da Andreia Horta na interpretação da Elis Regina.

Nesta cinebiografia, dirigida por Hugo Prata, tem como cenário a época caliginosa da ditadura militar no nosso país, censurando e tornando dolorosa a experiência de viver de todos. E foi um ciclo obscuro para os artistas que tinha, por sua vez, obras vetadas, convite à exílio do país por uma música, realmente, terrível. E a acidez de Elis não deixava para depois essa situação toda, mas como todos que já conhecem a vida da música, tem sua consequência.

Em questões técnicas, o filme é cativante e atento aos detalhes. As câmeras transmitem uma visão da década de 60, o roteiro conecta-nos ao enredo e, o elenco, é um show à parte.

É um filme que, delicadamente, toca em assuntos sensíveis à sociedade como conflitos internos, massificação, perdas e decisões. Vale à pena conferir essa experiências nos cinemas à partir de hoje, é uma vivência única e que, em duas horas de longa, irá te tocar de alguma maneira, como tocou à mim.

Qual sua música predileta da "pimentinha" da mpb?

Até o próximo texto


0 comentários: