Entrevista com Georgette Silen

16:34 Thiago Galvão 2 Comments

Georgette Silen é uma grande autora nacional. Ela é da cidade de Caçapava, vizinha da minha :) E eu conheci essa fofura de escritora e seu mundo literário em 2012, e desde então, não consigo parar de ler seus livros, textos, contos, enfim... Seguir ela.



Já estive com ela em vídeo e ela, também participou de diversos eventos comigo. Aqui no blog já fiz algumas resenhas de publicações da Geo, como Lazarus, 3 Princesas Negras e Fábulas ao Anoitecer.
Mas hoje venho desvendar um pouco mais dela para vocês. Fiquem a vontade e segue a entrevista :) Ela revela um pouco sobre tudo, desde o início da carreira até as novidades para esse ano ^^

Georgette, de onde vem tanta inspiração para a escrita fantástica misturada com um terror e uma pitada de suspense?

Eu sempre gostei de histórias fantásticas desde que comecei a ler. Gosto de como essas narrativas maravilhosas nos fazem sair do cotidiano, e nos transportam para outros lugares, outros mundos. Quando eu escrevia algo, sempre adicionava uma pitada de fantástico nas minhas histórias, de suspense e mistério. E assim desenvolvi o fascínio por escrever fantasia, criar mundos, desenvolver personagens que possuem poderes mágicos e sobrenaturais e pesquisar a mitologia mundial, em busca de inspiração para meu trabalho.

Você decidiu que gostaria de compartilhar seus pensamentos e seus mundos quando?

Eu sempre tive o receio de que ninguém gostaria de ler o que eu escrevia. Achava que tudo o que produzia eram devaneios, ideias espalhadas ao acaso, que inventar mundos e seres fantásticos não era uma leitura que agradaria aos leitores. Mas ao mesmo tempo eu tinha a percepção de que, enquanto leitora, eu adorava esse tipo de histórias. Então, talvez mais alguém gostasse, não é? E assim resolvi pesquisar concursos e editais literários e enviar contos nesse estilo para submissão. E quando eles passaram a ser aprovados, eu me animei a tentar algo maior: escrever um romance de ficção, uma aventura completa. E assim eu decidi tentar a publicação, que acabou sendo bem-sucedida depois de vários contatos e algumas rejeições.

A escrita hoje é uma forma de ganhar a vida?

Não, ainda não é. Viver da renda da publicação de livros no Brasil é difícil, os direitos autorais são baixos e seria necessário vender uma grande quantidade de livros para prover o sustento de um escritor, o que é muito demorado para acontecer.
Então, a grande maioria dos escritores, como eu, necessita de outros trabalhos para se sustentar e sustentar sua arte.

Entre seus projetos mais recentes, acompanhamos Pérola: O ano do dragão, que foi realizado junto com a e escritora Rosana Rios, o que podemos esperar de novidades?

Sim, Pérola foi o lançamento mais recente em 2014, junto com a Rosana, que é uma grande escritora, com quem aprendi muito. As novidades para 2015 são a continuação do primeiro romance da Pérola – o Ano do Dragão, que se chamará Pérola – o Ano da Serpente, e mais algumas novidades que ainda não posso anunciar.



Como você descreveria o mundo de Georgette para os leitores que ainda não viram nada seu ainda?

O mundo da Georgette do dia a dia é bastante comum: trabalho, cuido da casa, da família, como todo mundo faz. Mas o mundo da escritora Georgette é bem diferente. É um mundo fantástico, onde a imaginação não conhece seus limites. E para onde tenho o maior prazer de me refugiar sempre que posso.

Georgette, qual é a parte mais difícil de conseguir publicar um livro?

Anos atrás eu diria que a parte mais difícil em publicar um livro seria encontrar uma editora que aceitasse publicá-lo. Hoje, com a facilidade da autopublicação e das plataformas digitais, acredito que o mais complicado seja o marketing sobre a obra, para atrair o leitor. Não basta apenas escrever uma boa história, o escritor acaba tendo de saber vendê-la ao público e muitas vezes ele não tem orientação de como proceder quanto a isso. A falta de uma assessoria de marketing especializada, em minha opinião, é o maior problema do momento.

 Existe uma dificuldade maior na hora da criação e/ou desenvolvimento de uma história?

Em geral, finalizar uma história, para mim, é a parte mais difícil. Eu conheço a trama, sei como ela terminará, mas preciso tomar cuidado para elaborar muito bem as frases, os diálogos, o fechamento para que nada pareça solto, é necessário amarrar os arcos. Há também um certo apego à trama que nos faz querer estendê-la, para não nos afastar de seu universo. Então, o escritor precisa dosar muito bem tudo o que é fundamental e descartável no trabalho para conduzir o enredo satisfatório do livro.

Agora conta para gente, os cinco livros preferidos de Georgette *-*

As brumas de Avalon, da Marion Zimmer Bradley.
Jane Eyre, de Charlote Brönte.
O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.
O mistério dos cinco estrelas, de Marcos Rey.

Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley. 

UAAAAAAAAAU! Quem já ficou ouriçado para conhecer os trabalhos da escritora, pode encontrar tudo bem mais detalhado no blog dela. E esse foi nosso post de hoje ^^ Esperamos que vocês tenham gostado e que Georgette Silen já esteja na sua lista de compras literárias 

Xoxoooo

2 comentários:

  1. Ótima entrevista! Parabéns!
    Já conhecia a Georgette pelo meio virtual, apesar de ainda não ter lido os livros dela. Estamos participando juntos de uma coletânea de contos, a Luz e Escuridão, publicada pela Editora Buriti.
    Fico muito feliz de ver os blogs valorizando os autores nacionais.
    Abraços

    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Ben! Muito legal. Quero ver essa coletânea hein ^^ Amo livros nacionais. Obrigado Xuxu ^^

      Excluir