Entrevista | Danilo Leonardi

19:24 Thiago Galvão 2 Comments

Danilo Leonardi é um dos atuais nomes da literatura nacional que mais ouvimos falar. Ele lançou em 2014 o seu primeiro livro: “Porque Indiana, João?”, um  livro que retrata a vida de um garoto que sofre bulling, mas que tem a chance de mudar seu destino.

Mas Danilo é uma figura carimbada já no meio literário. Conhecido por seu trabalho no site Cabine Literária, ele faz sucesso entre leitores e agora atinge um maior público com seu livro. Fique agora com uma breve entrevista que nós do Blog Livro Aberto, providenciamos com o Danilo <3


Livro Aberto: Dani, antes de falar do autor, vamos falar da pessoa. Quando você viu que a literatura realmente era sua praia?
Danilo: Eu sou um geminiano bastante característico em alguns aspectos. Sempre tive o costume de criar novos projetos e, quando eles começavam a dar certo, eu os encerrava. Percebi que literatura era a minha praia quando o Cabine Literária começou a fazer sucesso e eu não tive vontade de apagar tudo.

Livro Aberto: Danilo, você apresenta um trabalho fantástico que gera milhares de seguidores na internet. Mas seu mundo literário na internet te impulsionou para escrever “Por que Indiana, João?”?
Danilo: Sem dúvidas. Meu público e o meu trabalho com as editoras me deram a confiança que eu precisava pra acreditar que eu era capaz de escrever um livro que tivesse alguma relevância.

Livro Aberto: Como já havia muito conhecimento na área, como critico literário, você acha que está mais preparado que outros autores para o começo de careira?
Danilo: Depende de quais outros autores estamos falando. Afirmar qualquer coisa nesse sentido seria generalizar.

Livro Aberto: Como está sendo esse estouro já no início? O livro já está entre os mais vendidos, isso não é para qualquer um J
Danilo: Fico muito feliz, e devo dizer que foi uma grande surpresa pra mim. Devo tudo ao meu público que fez a melhor divulgação espontânea que um novo escritor poderia querer.

Livro Aberto: Eu pude perceber que na Bienal que seu livro estava em quase todas as listas de compras, e era difícil não ver a sacolinha verde da Giz Editorial com um livro amarelo dentro. Como é ter essa sensação?
Danilo: Por incrível que pareça, essa visão me dá uma incrível paz de espírito. Eu admiro e assumo que jamais seria capaz de fazer como outros novos escritores que são verdadeiros vendedores quando vão a feiras como a Bienal. Quando me pedem pra explicar o PQIJ, eu falo no máximo duas frases.

Livro Aberto: Pergunta clichê agora, de onde surgiu a vontade de escrever? De onde arrancou esse tema menino? E qual foi a maior dificuldade na trajetória do livro?
Danilo: Esse livro saiu do âmago. Algumas cenas foram bem dolorosas de colocar no papel, mas também por isso tenho certeza de que foram honestas e, portanto, têm maior chance de acabar tocando alguém que sofre ou sofreu bullying como eu sofri.

Livro Aberto: E agora pra finalizar, projetos futuros? Alguma coisa?
Danilo: Já planejo um novo livro para este ano, mas tenho também muita vontade de, antes, escrever alguma coisa sob o ponto de vista da personagem Julia – que é apresentada em PQIJ. Fora isso, continuar meu intenso trabalho no Cabine.

LIVRO NOVO PARA ESTE ANO? PERA! AI MEU CORAÇÃO <3 Ficaremos todos aguardando novas publicações do tio Danilo.




“Porque Indiana, João?” foi publicado pela Giz Editorial, e já foi resenhado aqui no Blog Livro Aberto. Clique aqui e saiba o que achamos do livro que se tornou um dos mais vendidos logo na semana de lançamento.

Foi um prazer reencontrar esse menino que tanto admiro e esperamos que os leitores aqui do blog tenham adorado as novidades do Dani ^^ E um agradecimento ao pessoal da Giz Editorial que super ajudou o blog com essa entrevista e vem se mostrando uma grande parceira nossa.

Espero que tenham gostado do post de hoje, gente ^^

Xoxo

2 comentários:

  1. Adorei a entrevistas :) Muito boa!!!

    Gostei imenso do seu blogue e já estou a seguir!!
    bjs,
    Daniela RC
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir